Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pela primeira vez mulher assume o Sincolon

Após 40 anos de atuação, o Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon) terá pela primeira vez uma mulher na presidência. Danielle Cavalcante Frank sucederá Paulino José de Oliveira, que está à frente da entidade há duas gestões consecutivas. A cerimônia de posse será no dia 11 fevereiro na sede do Sincolon.
A presidente recém-eleita lembra que há alguns anos a mulher contadora entrava no mercado apenas para auxiliar o contador em seu escritório, mas não assinava como profissional. ''Hoje em dia, no entanto, é comum as mulheres assumirem seus escritórios e empresas para exercerem, de fato, a sua profissão''.
Emerson Costa Lemes, que assumirá o cargo de diretor de cultura na próxima gestão, diz que na década de 90 a maioria dos alunos de contabilidade era composta por homens e atualmente mais de 50% são mulheres. Para ele, esta alteração ocorreu porque a contabilidade exige minúcia e atenção aos detalhes, ''que são habilidades naturais do sexo feminino''. ''É uma junção de fatores: o mercado está mais receptivo com relação às mulheres e elas têm as caracaterísticas necessárias para a função'', observa. Lemes acredita que nos próximos anos elas serão o maior número da classe.
Entre as principais metas para a nova gestão, Danielle cita o aumento de associados, fortalecimento da categoria e valorização do profissional contabilista. Além da promoção de cursos para atualizações, ela pretende manter as reuniões mensais entre os associados e suas famílias. ''Queremos ampliar o número de associados, por isso convido os profissionais a se unirem ao sindicato''. Atualmente o Sincolon soma cerca de 350 associados, entre ativos, aposentados e acadêmicos, abrangendo 53 municípios do Estado.
Sobre a gestão destes dois últimos biênios, o presidente Oliveira destaca a colaboração da diretoria em todos os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos. ''Os diretores realmente se empenharam junto à presidência para elevar a classe na região de Londrina e outras do Paraná'', afirma. ''Hoje o Sincolon é consultado por outros órgãos, o que comprova a sua credibilidade'', afirma. Parcerias com as receitas Estadual e Federal para realização de eventos sociais também estão entre os pontos positivos da última gestão. A inauguração da Sala do Contador na Prefeitura também é comemorada como conquista do sindicato. ''É uma reivindicação antiga de assessoria ao profissional contábil'', reitera.
Também integram a nova gestão Luciene Andrelino, diretora social e Dorival Generoso da Silva, segundo tesoureiro.


Aline Vilalva
Reportagem Local
 
Fonte: Folha de Londrina – PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário