Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A mulher na contabilidade


O perfil da mulher do século XXI é o de ser independente, antenada, versátil, interessada em tudo que ocorre à sua volta. Por isto elas têm conquistado muito e se destacado tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho.
Na realidade, como sua participação tem sido mais ativa, o resultado natural é um maior reconhecimento pelo seu esforço e interesse.
Elas têm conquistando a cada dia mais o seu o espaço no mundo dos negócios, sendo possível citar, como exemplo, a própria área contábil, onde a participação da mulher vem sendo incrementada de forma muito consistente.
É fato que, por muito tempo, a contabilidade foi uma área predominantemente masculina, quadro este que pertence à história, pois o cenário contábil atual está mais diversificado, contando com a participação de profissionais de ambos os gêneros, embora com expressiva ascensão do público feminino ao longo dos últimos anos.
A entrada da mulher no mundo contábil é um fato que evidência claramente as modificações que a área tem sofrido, com ganhos inquestionáveis, seja na qualidade do atendimento, seja pelos demais recursos que as tornam especiais.
Hoje temos excelentes profissionais ocupando cargos de grande responsabilidade, o que contribui para a extinção do preconceito, do tabu que envolvia o trabalho da mulher até então, marcando-a como o sexo frágil e impondo-lhe uma insustentável submissão.
Presidente Lula, ao lado da presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maria Clara Bugarim, durante 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade
(Gramado, RS, 26/08/2008)
Logo, fica evidente que a entrada da mulher no mercado profissional tem auxiliado o incremento da qualidade, levando, assim, à expansão dos negócios, não somente na área contábil, como em praticamente todos os demais setores da economia, o que permite-nos reconhecer que daqui por diante, apesar de alguns focos de injustiças que resistem ao novo cenário, as desigualdades, inclusive as econômicas, sejam, se não eliminadas, ao menos, minimizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário